domingo, 25 de março de 2012

A Contrarreforma e a Reforma Católica






1)Identifique quais as principais criticas ao catolicismo apresentadas pelos precursores da Reforma,John Wyclif e John Huss.

R:John Wyclif criticou a venda de indulgencias e defendeu a igreja nacional,em oposição ao poder ''universal''de Roma.Ele também instituiu na autoridade das Sagradas Escrituras em oposição á opinião dos membros da igreja.John Huss criticou os escândalos do clero,afirmando que ninguém podia representar Cristo ou São Pedro se não os imitasse em seus costumes.

2)Que interesse levou a burguesia a apoiar a Reforma Protestante?

R:A igreja Católica condenava os lucros obtidos pela burguesia nas suas atividades comerciais,mas o protestantismo calvinista aprovava e estimulava os lucros.

3)Explique o motivo das criticas feitas pela nobreza e pelas monarquias ao clero católico.

R:Eles criticava a Igreja por possuir muitas terrar e cobrar altos impostos que iam para Roma,contrariando o interesse dos monarcas e da nobreza.

4)Qual era a opinião dos protestantes sobre a venda de indulgencias pela Igreja Católica?

R:Os protestantes condenavam essa pratica por acharem-na imoral,isto é,um desvirtuamento da doutrina bíblica.

5)Cite as principais diferenças entre a doutrina dos reformadores  e a do catolicismo.

R:Os reformadores defendia pratica religiosas simples,baseadas na Bíblia,em oposição a forma dos cultos católicos e ás regras além das Escrituras.Os reformadores não admitiam o culto a imagens e só adotaram o batismo e a eucaristia entre os sacramentos católicos.Eles propunham o fim da intermediação do sacerdote entre Deus e os indivíduos,enquanto os católicos valorizavam os sacerdotes como mediadores da vontade de Deus.

6)Quais são as principais diferenças entre o calvinismo e o luteranismo?

R:O luteranismo era menos radical que o calvinismo,para qual o sucesso econômico é reflexo de predestinação do individuo e a miséria e uma demostração dos males e pecados humanos.


7)Comente a importância dos jesuítas na consolidação do poder católico durante o período da Contrarreforma.

R:Os jesuítas enfrentaram o avanço protestante ,difundido em diversas regiões do planeta a ideologia católica romana,principalmente através da educação.


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, NÃO DEIXE DE CURTIR E COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS, ISTO ME AJUDA A CRESCER E TRAZER SEMPRE NOVOS CONTEÚDOS PARA VOCÊS.


UM GRANDE ABRAÇO, ATT ELIAS JUNIO DE MELLO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRIMEIRO BLOG DE TAREFAS DO BRASIL

MAIS DE 1 MILHÃO DE ACESSOS

AVISO TAREFA