1)(Enem-MEC) Explosões solares emitem radiações eletromagnéticas muito intensas e ejetam, para o espaço, partículas carregadas de alta energia, o que provoca efeitos danosos na Terra. O gráfico a seguir mostra o tempo transcorrido desde a primeira detecção de uma explosão solar até a chegada dos diferentes tipos de perturbação e seus respectivos efeitos na Terra.

Considerando-se o gráfico, é correto afirmar que a perturbação por ondas de rádio geradas em uma explosão solar

R:D)Tem duração maior que a da pertubação por raios X.


2)(Enem-MEC) Os níveis de irradiância ultravioleta efetiva (IUV) indicam o risco de exposição ao Sol para pessoas de pele do tipo II . pele de pigmentação clara. O tempo de exposição segura (TES) corresponde ao tempo de exposição aos raios solares sem que ocorram queimaduras de pele. A tabela mostra a correlação entre riscos de exposição, IUV e TES.



Uma das maneiras de se proteger contra queimaduras provocadas pela radiação ultravioleta é o uso dos cremes protetores solares, cujo Fator de Proteção Solar (FPS) é calculado da seguinte maneira:


TPP = tempo de exposição mínima para produção de vermelhidão na pele protegida (em minutos).
TPD = tempo de exposição mínima para produção de vermelhidão na pele desprotegida (em minutos).
O FPS mínimo que uma pessoa de pele tipo II necessita para evitar queimaduras ao se expor ao Sol, considerando TPP o intervalo das 12:00 às 14:00 h, num dia em que a irradiância efetiva é maior que 8, de acordo com os dados fornecidos, é


R:B)6


Textos 3,4


ENEM 2007 - A PELE HUMANA É SENSÍVEL À RADIAÇÃO SOLAR, E ESSA SENSIBILIDADE DEPENDE DAS CARACTERÍSTICAS DA PELE.Os filtros solares são produtos que podem ser aplicados sobre a pele para protegê-la da radiação solar. A eficácia dos filtros solares é definida pelo fator de proteção solar (FPS), que indica quantas vezes o tempo de exposição ao sol, sem o risco de vermelhidão, pode ser aumentado com o uso do protetor solar. A tabela seguinte reúne informações encontradas em rótulos de filtros solares.





3)(Enem-MEC)As informações acima permitem afirmar que:


R:B)O  uso de filtro solar é recomendado para todos os tipos de pele exposta à radiação solar.


4)(Enem-MEC)
Uma família de europeus escolheu as praias do Nordeste para uma temporada de férias. Fazem parte da família um garoto de 4 anos de idade, que se recupera de icterícia, e um bebê de 1 ano de idade, ambos loiros de olhos azuis. Os pais concordam que os meninos devem usar chapéu durante os passeios na praia. Entretanto, divergem quanto ao uso do filtro solar. Na opinião do pai, o bebê deve usar filtro solar com FPS µ 20 e o seu irmão não deve usar filtro algum porque precisa tomar sol para se fortalecer. A mãe opina que os dois meninos devem usar filtro solar com FPS µ 20.


Na situação apresentada, comparada à opinião da mãe, a opinião do pai é


R:E) Incorreta, porque é recomendado que pessoas com olhos e cabelos claros usem filtro solar com FPS µ 20.










1)Observe com atenção a charge de Rup,publicada em julho de 1964.Por meio dela o cartunista associou o movimento militar brasileiro a outro movimento politico,que teve forte impacto na história mundial do século XX.Você consegue identificar que movimento foi esse?


R:É o nazismo.Os pelotões forma uma suástica,símbolo do nazismo.


2)Quais os pontos comuns entre os dois movimentos políticos que a charge procura associar?


R:Desde abril de 1964 até a data de publicação da charge,o governo militar já havia instituído uma politica autoritária,tal qual a politica nazista,resultando na perseguição aos opositores por meio da suspensão dos direitos políticos e casação dos mandatos (AL-1),intervenção em sindicatos e prisões.


3)Ainda sobre essa mesma charge,o autor intitulou de ''Direita,volver!''.Como você interpretaria tal dominação?


R:Ordem para que todos virem para a direita,posicionamento político de direita que as forças armadas tinham assumido.


4)Explique o caráter irônico das duas charges acuna,referentes ao contexto político de 1968.


R:Ambas fazem alusão a repressão desencadeada pelo governo Costa e Silva contra os estudantes,que,no primeiro semestre de 1968,demostraram,por meio de manifestações públicas,sua indignação em relação ao regime e reivindicaram a redemocratização  do país.Na charge de Ziraldo,o policial primeiro espanca do estudante para depois lhe comunicar verbalmente,que o ministro o lhe aguardava.Na charge de Vagn,a mesma repressão física dispensada aos estudantes é denominada de dialogo.Ao levar o aviso a televisão,o chargista ironiza a tentativa de escamotear uma realidade autoritária.



SE ESTE POST FOI ÚTIL, COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS, DEIXE SEU CURTIR, E UM GRANDE ABRAÇO ;).





1)Quais são os países que integram o chamado G-7?O que eles têm em comum?

R:São Estados Unidos,Reino Unido,França,Itália e Japão.Todos têm economias capitalistas poderosas,que exercem grande influência na economia mundial.

2)Que práticas e ideias econômicas definem o neoliberalismo?

R:O neoliberalismo defende um mercado livre e global,sem barreiras para a atividade financeira,comercial e produtiva.Defende a privatização e a diminuição e a diminuição da intervenção do Estado no mercado.

3)O que foi o Consenso de Washington?

R:Foi uma política impulsionada na América Latina após 1989,visando trocar o refinanciamento das dívidas dos países da região pela adoção de medidas neoliberais,como a abertura de mercados nacionais e a eliminação das barreiras á circulação de mercadorias e investimentos.

4)O que é o Nafta?

R:É o Tratado de Livre Comércio da América do Norte,poderoso bloco econômico formado por Canadá,Estados Unidos e México.


5)Volte a seção Para começar a analise a situação retratada pela fotografia mobilizando os conceitos de globalização e neoliberalismo.

R:Além de usar corretamente os conceitos de globalização e neoliberalismo,é importante que os alunos estabeleçam uma relação entre os dois e que os articulem e elementos particulares da imagem.Riqueza,inovação e poderio contrapõem-se á situação social de exclusão e marginalidade.





1)Como seria possível a mudança social de acordo com as teorias da modernização?

R:A mudança social ocorreria quando os indivíduos e os grupos deixassem as características tradicionais e passassem a intervializar as modernas.

2)Porque as teorias da modernização foram consideradas etnocêntricas?

R:Porque tornava como modelo as sociedades ocidentais e sustentam que todos devem seguir este modelo.

3)Explique porque considerou-se após a Segunda Guerra Mundial aprofundou-se a dependência dos países da América Latina.

R:Após a Segunda Guerra Mundial houve a internaciolização da produção industrial dos países periféricos.Os produtos passara a ser produzidos a custo menor mas a industria dependia da tecnologia importada.Assim,os países central exploravam a força de trabalho das nações subdesenvolvidas.

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, NÃO DEIXE DE CURTIR E COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS, ISTO ME AJUDA A CRESCER E TRAZER SEMPRE NOVOS CONTEÚDOS PARA VOCÊS.


UM GRANDE ABRAÇO, ATT ELIAS JUNIO DE MELLO.


1)(Enem-Mec)Um poeta habitante da cidade de Poços de Caldas - MG assim externou o que estava acontecendo em sua cidade:

Hoje, o planalto de Poços de Caldas não
serve mais. Minério acabou.
Só mancha, “nunclemais”.
Mas estão “tapando os buracos”, trazendo para
cá “Torta II"*,
aquele lixo do vizinho que você não gostaria
de ver jogado no quintal da sua casa.
Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil.

R:(E)



2)(Enem-Mec)O funcionamento de uma usina nucleoelétrica típica baseia-se na liberação de energia resultante da divisão do núcleo de urânio em núcleos de menor massa, processo conhecido como fissão nuclear. Nesse processo, utiliza-se uma mistura de diferentes átomos de urânio, de forma a proporcionar uma concentração de apenas 4% de material físsil. Em bombas atômicas, são utilizadas concentrações acima de 20% de urânio físsil, cuja obtenção é trabalhosa, pois, na natureza, predomina o urânio não-físsil.
Em grande parte do armamento nuclear hoje existente, utiliza-se, então, como alternativa, o plutônio, material físsil produzido por reações nucleares no interior do reator das usinas nucleoelétricas. Considerando-se essas informações, é correto afirmar que:

R:(C)

3)(Enem-MEC)Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radioativos, o chamado "lixo atômico". Os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal. A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de :

R:(A)

4)(Enem-MEC)Considere os seguintes acontecimentos ocorridos no Brasil:
- Goiás, 1987 - Um equipamento contendo césio radioativo, utilizado em medicina nuclear, foi encontrado em um depósito de sucatas e aberto por pessoa que desconhecia o seu conteúdo. Resultado: mortes e conseqüências ambientais sentidas até hoje.
- Distrito Federal, 1999 - Cilindros contendo cloro, gás bactericida utilizado em tratamento de água, encontrados em um depósito de sucatas, foram abertos por pessoa que desconhecia o seu conteúdo. Resultado: mortes, intoxicações e conseqüências ambientais sentidas por várias horas.
Para evitar que novos acontecimentos dessa natureza venham a ocorrer, foram feitas as seguintes propostas para a atuação do Estado:

R:(E)


A energia térmica liberada em processos de fissão nuclear pode ser utilizada na geração de vapor para produzir energia mecânica que, por sua vez, será convertida em energia elétrica. A seguir está representado um esquema básico de uma usina de energia nuclear.




5)(Enem-MEC)A partir do esquema são feitas as seguintes afirmações:

R:(D)

6)(Enem-MEC)Com relação ao impacto ambiental causado pela poluição térmica no processo de refrigeração da usina nuclear, são feitas as seguintes afirmações:

R:(D)







Período composto por coordenação Orações Coordenadas.

Orações coordenadas que,no período não exercem função sintática umas em relação as outras.Uma oração coordenada nunca será termo das outras coordenadas.

Ex: Acordei cedo,                 tomei o café,paguei a conta e sai!
     Oração coordenada           Oração coordenada

Quando não vêm introduzidas por conjunção,recebem o nome de coordenadas assindéticas.

Dependendo da conjunção que as introduzem as orações coordenada sindética podem ser aditivas,adversativas,alternativa conclusivas ou explicativas.

1)Aditivas ---> exprimem ideia de soma adição.

Ex:   Pedro estuda                     e trabalha
        Oração coordenada      Oração coordenada
          Sindética                        Sindética aditiva


As principais conjunções aditivas são:e nem,mas também,mais ainda.

2)Adversativas ------->exprimem ideia de adversativo oposição contraste.

Ex:Pedro trabalha muito        mais ganha pouco
      Oração coordenada           Oração coordenada
            Assindética                    Sindética alternativa



3)Alternativas---->Exprimem ideia de alternância escolha. Havia alternância quando a ocorrência de um fato implicar e não ocorrência de outro.

Ex:    Venha agora                           ou perderá a vez.
           Oração Coordenada              Oração Coordenada
              Assindética                               Alternativa



4)Conclusivas:Exprimem ideia de conclusão.

Ex:As janelas estão abertas,                                logo há alguém em casa
     Oração Coordenada Assindética                         Oração Sindética 


As principais conjunções conclusivas são:logo,portanto,então,pois,(proposto ou verbo).

“As cidades estão cheias de gente. As casas, cheias de inquilinos. Os hotéis, cheios de hóspedes. Os trens, cheios de passageiros. Os cafés, cheios de consumidores. Os passeios, cheios de transeuntes. Os consultórios dos médicos famosos, cheios de pacientes. Os espetáculos, não sendo muito fora de época, cheios de espectadores. As praias, cheias de banhistas. O que antes não costumava ser problema agora passa a sê-lo quase de forma contínua: encontrar lugar” etc.


1)Qual é  fenômeno  novo no período entre guerras,constatado por Ortega Y Gasset?

R:Trata-se de emergência das massas no cenário europeu.

2)Para o autor,o que explica o fenômeno observado?

R:Para o autor,o fenômeno decorre de uma maior concentração urbana e do fato da multidão ter assumido uma posição de destaque na sociedade de seu tempo.


3)Volte á abertura do capitulo e responda:que relação é possível fazer entre o fenômeno descrito pelo filosofo espanhol e a ascensão dos regimes nazifascistas na Europa?


R:Os regimes nazifascistas foram movimentos de massa.Por meio da propaganda,difundiram a ideia da primazia da comunidade sobre o individuo e arrastaram multidões passivas para a praça pública a fim de comporem o cenário propício á construção da noção de unidade que os legitimava.





















1)Do que se trata a tabela acima?

R:Da evolução do desemprego nos Estados Unidos.


2)Qual é período de tempo considerado na tabela?

R:A tabela considera o período de 1929 e 1933


3)Que acontecimentos estavam em curso nesta época nos Estados Unidos?

R:Estava em curso a Grande Depressão nos Estados Unidos.


4)A que conclusão a leitura da tabela nos leva?

R:A tabela mostra um crescimento enorme do desemprego nos Estados Unidos (cresce de 3,5% a 25,1%)


5)Com base nos seus acontecimentos de História,como se explica os dados contidos na tabela?

R:O desemprego cresceu como resultado da falência de muitas empresas,cuja produção vinha superando largamente a demanda.


6)Que medidas o governo dos Estados Unidos tomou para reverter a situação indicada pela tabela?

R:O governo investiu em obras públicas para dar emprego aos norte-americanos e colocou em prática uma política forte de proteção ao trabalhador.


7)Podemos afirmar que estas medidas refletiam uma política liberal?Justifique.

R:Essas medidas não refletem uma política liberal,pois estão ancoradas numa larga interferência do Estados na economia.


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, NÃO DEIXE DE CURTIR E COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS, ISTO ME AJUDA A CRESCER E TRAZER SEMPRE NOVOS CONTEÚDOS PARA VOCÊS.


UM GRANDE ABRAÇO, ATT ELIAS JUNIO DE MELLO.


1)Em um mapa atual da Europa,localize o estado de Montenegro.Em seu caderno,copie o nome dos países que fazem fronteira com ele.

R:Bósnia-Herzegovina,Sérvia,Kosovo, e Albânia.

2)Observe o mapa da Europa pós-Primeira Guerra na página 66 e responda:a que país Montenegro estava então incorporado?

R:Ao final da Primeira Guerra,fazia parte da Lugoslávia.

3)De acordo com o  autor,qual foi o argumento usado pelos montenegrinos para justificarem,sua independência em relação á Sérvia?

R:O argumento foi que os montenegrinos compartilhariam de uma identidade própria que os diferenciava dos sérvios.Para tanto,argumenta que os montenegrinos ''estão empenhados na produção de uma ''comunidade imaginada'', e seus intelectuais já teorizam sobre a singularidade do dialeto montenegrino,preparando sua elevação a categoria de língua distinta.Será um empreendimento árduo''


4)De acordo com o artigo,o argumento usado pelos montenegrinos procede?

R:Não para o autor as diferenças alegada não existem de fato.Na verdade,eles teriam mais características em comum com os sérvios do que diferenças.Por exemplo,compartilham com estes o cristianismo ortodoxo,o alfabeto cirílico e a língua sérvia.

5)Á época da Primeira Guerra Mundial,o nacionalismo deu origem ao projeto de unir os povos eslavos na Grande Sérvia.Qual tem sido o efeito do nacionalismo contemporâneo?

R:O nacionalismo contemporâneo tem levado a uma fragmentação cade vez maior dos estados europeus,uma vez,que segundo o autor,uma tribo já pode ser um país.
6)Para o autor,se não existe uma identidade montenegrina,qual foi a razão verdadeira para a independência de Montenegro?

R:O motivo seria o desejo de se unir á União Europeia.

7)No artigo,o autor alerta que a independência de Montenegro pode ser entendida como uma mensagem para outra regiões da Europa,como o país Basco,a Catalunha,a Valônia,e a Córsega.


R:Em todas essa regiões existem movimentos que lutam pela independência em relação aos países dos quais fazem parte.A mensagem será a de que devem intensificar sua luta,pois há perspectivas de serem reconhecidas como estados independentes pela União Europeia.


1)A quem se dirigem os cartazes acima?

R:Ás mulheres inglesas,no cartaz 1.E ás mulheres norte-americanas,no cartaz 2.

2)Que apelo eles faziam?

R:No cartaz 1,estimula o recrutamento das mulheres para trabalhar nas fábricas de munições e o segundo para o trabalho no batalhão motorizado do exército dos Estados Unidos.

3)Até  o início do século XIX,o principal da mulher tanto na Europa como nos Estados Unidos sofreu uma mudança profunda.Que mudança os cartazes sugerem que tenha ocorrido?

R:Depois da Primeira Guerra as mulheres aplicaram sua participação no mercado de trabalho e passaram a reivindicar mais direitos.


1)Leia a legenda da imagem e identifique o autor da obra e a época em que ela foi feita.

R:O quadro foi pintado pelo catalão Pablo Picasso,em 1907.

2)De acordo com as informações contidas na legenda,qual é a importância dessa obra?

R:A obra inaugura um dos mais importantes movimentos artísticos do século XX, o cubismo.
3)O que está sendo representado na obra reproduzida acima?

R:São representadas mulheres nuas.

4)Como o pintor Pablo Picasso retrata as figuras humanas?Preste atenção no uso das cores,formas,perspectivas,proporções,etc.

R:As figuras são representadas de forma plana,sem perspectiva e sem respeitar proporções,revelando,ao mesmo tempo,várias de suas faces.A mulher é representada por meio de formas geométrica como cubos e cilindros.Na obra predominam variação do vermelho e do azul.

5)Na época em que o quadro Les demoiselles d'Avignon foi pintado,os países europeus  dominavam vastas regiões da Ásia e África.Faça uma pesquisa sobre a arte africana e a asiática e responda:a cultura dos povos colonizados exerceu influência sobre a arte europeia?Explique sua resposta.

R:Ao entrar em contato com as diferentes formas de manifestação artísticas dos povos colonizados,os pintores europeus passaram a adotar o próprio caráter universal da arte europeia.Na obra em questão,percebemos a influência das máscaras rituais e dos padrões geométricos da arte africana.



















1)O que foi a Belle Époque e qual era o sentimento das nações envolvidas que predominava nesse período?

R:Período de euforia anterior ao início da Primeira Guerra.O otimismo característico que predominava nas nações foi alimentado pelo avanço tecnológico e pelo incremento da produção industrial,que aceleraram o crescimento urbano,a expansão dos negócios e permitiram á burguesia desfrutar de um padrão de conforto nunca visto.


2)Ás vésperas da Primeira Guerra,a Europa estava dividida em dois blocos políticos-militares rivais.Que blocos era esses e por que se formaram?

R:Os dois blocos eram a Tríplice Entente (Inglaterra,França, e Rússia) e a Tríplice Aliança (Alemanha,Áustria-Hungria e Itália),e sua formação esteve ligada á tentativa de os países europeus conseguirem aliados para defenderem seus interesses.


3)Por que ás vésperas da Primeira Guerra Mundial o Oriente Médio atraía as atenções internacionais?Nos dias de hoje,essa região ainda sofre as mesmas pressões?

R:O Oriente Médio era alvo dos interesses imperialistas europeus,que visavam ao controle do petróleo.Hoje ocorrem diversos conflitos na região pelo mesmo motivo (Guerra do Golfo,1990,conflito árabe-israelense e Guerra do Iraque,2003,ocupação norte-americana do Iraque,etc.)


4)Quais foram as duas principais fases da Primeira Guerra e quais eram suas características?

R:Primeira fase (guerra de movimento)movimentação da tropas,invasão alemã da Bélgica.
Segunda fase (guerra de trincheiras)exércitos disputavam cada pedaço do território,sem avanços significativos e com alto saldo de mortos.



5)Em 1917 dois acontecimentos mudaram o equilíbrio de forças entre os blocos combatentes.Que acontecimentos foram esses e que desdobramentos tiveram?

R:O ataque de submarinos alemães a navios norte-americanos,que provocou a entrada dos Estados Unidos na guerra;a Revolução Russa,que resultou na saída dos russos do conflito.


6)Compare o acordo de paz proposto por Woodrow Wilson com os tratados firmados no pós-guerra.

a)Quais dos 14 pontos de Wilson foram ratificados pelo Tratado de Versalhes?

R:Apenas 3 dos 14 pontos de Wilson continuaram nos acordos de paz;a devolução da Alsácia-Lorena a França,a independência da Bélgica e a criação de um organismo internacional para cuidar da paz mundial,a Liga das Nações.

b)As decisões firmadas pelo Tratado de Versalhes impuseram á Alemanha penas mais brandas ou mais pesadas do que as previstas aos 14 pontos de Wilson?Por quê?

R:Impuseram penas mais pesadas porque obrigaram a Alemanha a abrir mão do territórios importantes,e a pagar uma indenização aos países vencedores, o que representou um duro golpe á sua economia.


7)Compre os mapas das páginas 60 e 66,que mostram a Europa antes e depois da Primeira Guerra Mundial.Escreva em seu caderno as mudanças geopolíticas que você percebeu nessa comparação,apontando quais países desapareceram e quais sugiram.

R:O império Austro-Húngaro desmembrou-se em Estados independentes (Polônia,Thecoslováquia,Hungria e Lugoslávia).A Finlândia e os povos bálticos da Estônia,Letônia e Lituânia libetaram-se dos russos.A França recuperou os territórios de Alsácia-Lorena.A Alemanha cedeu uma faixa de terra a Polônia,garantindo-lhe acesso ao mar até o porto de Dantzig,e perdeu todas as sua colônias ultramar.Em torno da Sérvia reuniram-se povos eslavos da região balcânica,formando,primeiro,o reino da Sérvia,Croácia e Eslovênia e,depois,o Estado da Lugoslávia.

























Como montei meu negócio do Zero, e Hoje faturo R$30.000,00 mil reais por mês!






ATENÇÃO PESSOAL!

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, NÃO DEIXE DE CURTIR E COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS, ISTO ME AJUDA A CRESCER E TRAZER SEMPRE NOVOS CONTEÚDOS PARA VOCÊS.


UM GRANDE ABRAÇO, ATT ELIAS JUNIO DE MELLO.
1)O aroma das uvas se deve,entre outras,a substância cuja formula estrutural está abaixo




RESPOSTA: C8 H15 NO2












1)A quem se dirige o manifesto?

R:O manifesto se dirige aos soldados


2)No documento acima, os dirigentes da greve buscam fazer com que os soldados se identifiquem com a classe trabalhadora.Transcreva em seu caderno o trecho onde isso fica claro e levante uma hipótese para explicar essa intenção.

R:''Vós também sois da grande massa popular,e se hoje vestis a farda,voltareis a ser amanhã os camponeses que cultivavam a terra,ou os operários explorados das fábricas e oficinas.''O  objetivo era ganhar a simpatia dos soldados e fazer com que se alinhassem aos grevistas.


3)Com base no manifesto,deduza como o Estado lidava com os problemas sociais no início do século passado.

R:O estado tratava os problemas sociais como ''caso de polícia'' e reprimia movimentos de greve ou contestação realizados pela população.


4)Na opinião dos grevistas,a serviço de quem os soldados estavam?

R:Na opinião dos grevistas,os soldados estavam a serviço dos patrões.


5)Com base em seus conhecimentos de Historia,explique por que o documento compara soldados
com cangaceiros.

R:Cangaceiros era homens armados que,no sertão brasileiro,enfrentavam a pobreza  dedicando-se ao banditismo,muitas vezes colocando-se a serviço dos grandes mandatários locais.Os grevistas comparam os soldados aos cangaceiros porque,na medida em que defendiam os interesses dos patrões e se colocavam contra a população,aqueles estariam agindo de maneira semelhante a dos criminosos.

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, NÃO DEIXE DE CURTIR E COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS, ISTO ME AJUDA A CRESCER E TRAZER SEMPRE NOVOS CONTEÚDOS PARA VOCÊS.


UM GRANDE ABRAÇO, ATT ELIAS JUNIO DE MELLO.



















1)Destaque os trechos da canção em que os autores referem-se ao sofrimento dos marinheiros submetidos ao castigo da chibata.

R:''Rubras cascatas/jorravam das costas dos santos/Entre cantos e chibatas,/Inundando o coração/Do pessoal do porão''.


2)Com base na letra da música,descreva a imagem de João Cândido.

R:Líder que se rebela contra a tirania e a opressão.É um herói esquecido,sem um monumento em sua homenagem.Seu monumento são ''as pedras pisadas do cais''.


3)Como se explica o título da canção,que faz uma comparação de João Cândido com um mestre-sala?

R:O mestre-sala das escolas de samba é aquele que dirige,que ''puxa''a apresentação da escola,do mesmo modo como João Cândido desempenhou o papel do líder da Revolta da Chibata,''puxando'' os companheiros no movimento.


4)Em que época foi feita a canção?Faça uma pesquisa em livros e em sites de História,na internet,para saber o que ocorria no Brasil nesse período.

R:Década de 1970.O Brasil vivia uma ditadura militar,e muitas pessoas lutavam contra a opressão.


5)Qual pode ser a relação da letra da música com o contexto em que ela foi escrita?

R:O texto relaciona os marinheiros insubordinados a todas as pessoas que lutavam naquele momento contra a opressão da ditadura militar.


6)Que estrofe dessa canção extrapola o episódio da Revolta da Chibata e serve como bandeira de luta para outras  revoltas ocorridas no Brasil?

R:O trecho ''Glória a todas as lutas inglórias/Que através da bossa história/Não esquecemos jamais!''.


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, NÃO DEIXE DE CURTIR E COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS, ISTO ME AJUDA A CRESCER E TRAZER SEMPRE NOVOS CONTEÚDOS PARA VOCÊS.

UM GRANDE ABRAÇO, ATT ELIAS JUNIO DE MELLO.







1)No inicio do século XX,a população carioca era vitimada por frequentes epidemias de doenças como a febre amarela e a varíola.Se essas epidemias causavam sofrimento á população,como se explica sua reação violenta ás medidas sanitaristas adotadas por Oswaldo Cruz?

R:A população reagiu violentamente porque as medidas sanitaristas foram impostas á força á população,sem haver esclarecimento suficiente sobre elas.Sem haver esclarecimento suficiente sobre elas.A vacinação obrigatória somou-se a uma serie de razões descontentamento,que incluíam os despejos causados pela reforma urbana de Pereira Passos,as dificuldades econômicas e a marginalização sofridas pela população pobre do Rio de Janeiro.

2)A reforma urbana levada a cabo por Pereira Passos,no Rio de Janeiro,beneficiou toda a população carioca?Justifique

R:Não,a reforma prejudicou a população pobre,que foi expulsa de suas moradias,no centro da cidade.


3)Descreva as condições de trabalho dos operários brasileiros no inicio do século XX.

R:Nas fábricas,havia o emprego maciço de mão de obra infantil e feminina.Os salários eram baixos e as jornadas de trabalho,longas e exaustivas.Os ambientes das fábricas eram insalubres e perigosos.Alem disso os trabalhadores naos dispunha de nenhuma lei que os protegesse.

4)Que movimentos internacionais inspiraram as organizações operárias brasileiras?Quais eram suas reivindicações?

R:Movimentos anarquistas e socialistas de países industrializados.Queriam conquistar direitos sociais,trabalhistas e políticos.

5)Que aspectos da sociedade brasileira no passado levariam as pessoas a se associarem a um líder messiânico?

R:A pobreza e a falta de perspectivas da população do campo,dominada pelas elites locais.
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, NÃO DEIXE DE CURTIR E COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS, ISTO ME AJUDA A CRESCER E TRAZER SEMPRE NOVOS CONTEÚDOS PARA VOCÊS.


UM GRANDE ABRAÇO, ATT ELIAS JUNIO DE MELLO.






1)Observe o esquema abaixo: 















a)Identifique as camadas da Terra apontadas pelos números 1,2,3 e 4.

R:1:Litosfera 70km sólida.
   2:Atmosfera 700km +- viscosa

   3:Manto 2.800 km sólido devido a pressão
   4:Núcleo central:dividido em Interno e Externo.

b)As regiões 3 e 4 são formadas de ferro e níquel,mas existe uma diferença entre elas.Qual é a diferença,considerando o estado físico desses materiais?

R:Uma é viscosa,e a outra é sólida devido a pressão.


2)Calcula-se que a distribuição atual dos continente é bem diferente da que existiu há milhões de anos.Daqui a alguns milhões de anos,provavelmente ela também será diferente da que percebemos hoje.Explique por quê.

R:Segundo a teoria da tectônica das placas,essa placas estão em constante movimento e carregam continentes e os fundos oceânicos.

3)As atividades a e b, a seguir,devem ser acompanhadas por nova análise da figura da página 89,que mostra algumas das placas rochosas em que se divide  a crosta terrestre.

a)O Brasil está localizado no meio da placa Sul-Americana.Você acredita que essa localização explica o fato de nosso país não apresentar atualmente vulcões ativos e de os terremotos serem relativamente raros e fracos?Explique.

R:Sim o Brasil se localiza ,no centro de uma grande placa tectônica e não nas bordas ondem ocorrem os tremores.

b)Cadeias de montanhas podem se formar quando duas placas rochosas se chocam,comprimindo e erguendo suas bordas.A cordilheira dos Andes é uma imensa cadeia de montanhas situada na América do Sul.Ela se estende cerca de 7500 quilômetros,desde a Venezuela até a Terra do Fogo,no extremo sul da América do Sul,contornando em boa parte o oceano Pacífico.(Consulte um mapa múndi se achar necessário.)
Identifique o nome das duas placas que se chocaram e deram a origem a cordilheira dos Andes.

R:Placa de Nazca (oeste) e Placa Sul-Americana (leste).

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, NÃO DEIXE DE CURTIR E COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS, ISTO ME AJUDA A CRESCER E TRAZER SEMPRE NOVOS CONTEÚDOS PARA VOCÊS.


UM GRANDE ABRAÇO, ATT ELIAS JUNIO DE MELLO.



1)Numa região do Brasil considerada quente e úmida,o noticiário da televisão divulga que ali,o dia seguinte será frio.Essa noticia se refere ao clima ou ao tempo que fará no dia seguinte?Por quê?

R:O tempo é,portanto uma condição atmosférica passageira,que pode mudar de um dia para outro.

2)Observando as nuvens do céu,pode-se ter uma ideia do tempo em determinado dia.Por quê?

R:Porque nuvens mais escuras são sinais de chuva,e com as nuvens mais claras é sinal de tempo com muito sol.

3)No Brasil,as frentes frias geralmente vêm do sul e avançam sobre o litoral e outras regiões do país.

a)Como se forma uma frente fria?

R:Forma-se quando uma massa de ar frio encontra e empurra uma massa da ar quente que estava estacionada em uma região.
b)Cite duas alterações que uma frente fria pode provocar no tempo de determinado local.

R:Podem provocar chuvas fortes,ventos calmos e ar frio ou fresco.


4)Imagine que você leia no jornal,que,ontem,o índice pluviométrico de sua cidade foi de 6 milimetro por hora.

a)O que isso significa?

R:Que choveu em média 6 litros de água por hora,cada 1 milimetro equivalem a 1 litro de água.

b)Como se chama o instrumento usado para medir a quantidade de chuva?

R:Pluviômetro

c)Essa chuva foi fraca ou forte?Explique.

R:Foi uma chuva forte,pois passa ser considerado uma chuva forte quando ela passa de 4 milímetros por hora,e essa chuva foi de 6 milímetros.
5)Em dia úmidos,a evaporação da água na superfície da nossa pele fica comprometida.Assim,num dia quente e úmido,a ação ''refrescante'' do suor e dificultada e costumamos nos sentir desconfortáveis.Sabendo que o aparelho de ar condicionado torna o ar mais seco,pois retira a umidade do ambiente,dê dois motivos que justifiquem o fato de,em dias quentes e úmidos,nos sentirmos mais confortáveis em locais com esse tipo de aparelho.

R:




1 Vantagem-Em dias quentes ele é muito bom pois dependendo do local(fechado)nesses dias a ação que refresca embora possa provocar doenças(muito difícil)é muito boa pois refresca e elimina gases secos.

2 Vantagem-Não se tem tanta vantagem comparado ao clima quente,pois ele causara danos a saude,mais em compensação ele tambem ajuda na eliminação de gases maléficos.


6)Identifique a função dos seguintes aparelhos:

a) termômetro de máxima e de minima; O termômetro de máxima e mínima é usado por fazendeiros para ver, por exemplo, se geou numa certa noite, sem que haja necessidade de vigiar o termômetro o tempo todo.

b) anemômetro;Meteorologia Instrumento que serve para indicar a direção e medir a velocidade do vento.

c) barômetro;É um instrumento para medir a pressão atmosférica.

d)biruta;A biruta ou manga de vento é um aparelho capaz de mostrar a direção do vento

e) higrômetro;É um instrumento que serve para medir a umidade presente nos gases, mais especificamente na atmosfera.

7)Uma pessoa consultou,em determinado local,um barômetro e um higrômetro e conclui que havia grande possibilidade de chuva.Que dados a levaram a essa conclusão?

R:A pressão atmosférica,e medindo a umidade dos gases presentes na atmosfera como o vento,água.


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, NÃO DEIXE DE CURTIR E COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS, ISTO ME AJUDA A CRESCER E TRAZER SEMPRE NOVOS CONTEÚDOS PARA VOCÊS.


UM GRANDE ABRAÇO, ATT ELIAS JUNIO DE MELLO.

PRIMEIRO BLOG DE TAREFAS DO BRASIL

MAIS DE 1 MILHÃO DE ACESSOS

AVISO TAREFA