quinta-feira, 15 de março de 2012

O que é espécie biológica?



É fácil perceber que cães e gatos são de especies diferentes.O principal critério para aformar isso e a morfologia externa,ou seja,a analise das características físicas aparentes.O sistema de classificação biológica criado por Lineu baseava-se somente na morfologia,mas serviu para diferenciar especies durante muito tempo.

No entanto,esse critério nem sempre é satisfatório, e isso pode ser percebido,por exemplo,nas aves.
Na natureza,existem diversos grupos de aves praticamente idênticas na sua morfologia,mas elas nunca se acasalam.Na época da reprodução,os machos executam uma ''dança nupcial'',com um padrão preciso de batimento das asas,que tem a função de ''convidar'' a fêmea para o acasalamento.

Os machos de outras especies apresentam danças diferentes,e isso é percebido pelas fêmeas,que não aceitam para a reprodução.Dessa forma,acasalam exclusivamente com machos cuja dança elas reconhecem.O conceito com base na capacidade de reprodução e amplamente aceito hoje.Porem,ele tem algumas limitações:Não pode ser aplicado,por exemplo,a organismos que se reproduzem assexuadamente,como as bactérias e alguns protistas.No caso da comparação entre dois fosseis de especies extintas,a decisão sobre pertencerem ou não á mesma espécie,evidentemente,não poderá basear-se no critério reprodutivo.
Se fossemos usar o critério morfológico,todas essas aves seriam classificadas,de forma equivocada,como pertencentes á mesma espécie.

Em1942,o biólogo norte-americano Ernst Mayr propôs o critério da reprodução para formular o conceito de espécie.Segundo ele, a espécie biológica seria o grupo de organismos capazes de se cruzar na natureza,produzindo descendentes férteis.Em outras palavras,um grupo de organismos dentro do qual possa haver um fluxo de genes.

1)O que é especie biológica,segundo o critério de Ernst Mayr?

R:Grupo de organismos capazes de se cruzar na natureza,produzindo descendentes férteis.

2)Em que situações o critério de Mayr não pode ser aplicado?

R:Não pode ser aplicado digamos na reprodução de um Jumento com uma Égua,pois seu descendente seria a Mula,e a Mula seria um animal estéril e não fértil.

A liberdade guiando o povo!



1)Descreva a cena retratada na pintura.

R:A cena mostra uma batalha,com combatentes seguindo uma mulher,corpos caídos e fumaça.

2)Pensando no titulo dessa obra, o que a mulher a frente do grupo estaria representando? O uqe o quadro simbolizaria?

R:Ela representa a liberdade.O quadro simboliza a mobilização popular durante a Revolução Liberal de 1830,mostrando que,para se obter liberdade,é necessário lutar.

3)Você já estudou a Revolução Liberal de 1830.Contra quem lutavam os revolucionarios representados nesta obra de Delacroix,e o que eles defendiam?

R:Contra o governo de traços,absolutistas de Carlos X.Lutavam pelos ideais liberais defendidos pela Revolução Francesa.

Revolução Industrial




1)Cite três fases da Revolução Industrial e suas principais características.

R:A partir de 1760:surgimento das primeiras máquinas a vapor e desenvolvimento da industria têxtil.A partir de 1850:expansão do  desenvolvimento industrial por todo o continente europeu,para a América do Norte e Japão.Em lugar do vapor,passou-se a usar como força motriz os derivados de petróleo e a eletricidade.A partir de 1960:desenvolvimento da biotecnologia,da química fina e da eletrônica.Mais recentemente,avanço da informatica nos meios de comunicação e globalização da economia.

2)Descreva as principais transformações que ocorrem nas condições de trabalho,após o surgimento das fábricas.

R:Os trabalhadores deixaram de ser proprietários de suas próprias ferramentas de trabalho e do produto final.Não trabalhavam mais em suas casas,nem determinavam seu ritmo de trabalho e a produção.Produziam em função das necessidades do dono da fábrica.

3)Explique com suas palavras qual a principal modificação nas relações sociais durante o processo de industrialização  europeu.

R:A industrialização gerou novas relacres sociais do operariado,vendedor de sua força de trabalho,com a burguesia,detentora dos meios de produção.

4)Cite as principais correntes de pensamento que fizeram criticas a sociedades industrial do século XIX.

R:O socialismo utópico, o socialismo cientifico,o socialismo cristão e o anarquismo.

5)Vamos voltar á seção para começar.De acordo com o que você estudou neste capítulo,podemos afirmar que o desenvolvimento econômico industrial e o uso de novas tecnologias implicaram em melhorias naquelas condições de trabalho?Justifique sua resposta.

R:A resposta é negativa,.Ao longo do seculo XX as tecnologias foram sendo implantadas para dar segurança aos trabalhadores e o trabalho infantil foi sendo combatido,a ponto de se tornar proibido na maioria dos países proibidos por Lei.

Exercícios de Química



Desculpem minha letra feia!

1)A cafeina e uma substancia presente nas sementes de café.Ela age,quando ingerida,sobre o sistema nervoso,deixando a pessoas mais alerta.Porém,é toxica em altas doses.
Sua formula estrutural é dada a seguir.
Quantos atomos de hidrogenio estão presentes numa molecula de cafeina?



R:10 átomos de hidrogênio


2)A vitamina C apresenta,a fórmula estrutural mostrada abaixo.Qual a fórmula molecular dessa vitamina?



R:C6 H8 O6

3)A ''Nicotina'' pode ser representada pela fórmula a seguir.Quantos átomos de carbono e quantas de hidrogênios existem em uma molécula desse composto?




R:B)10 e 14

4)Os números de átamos de hidrogênio das seguintes substancias organicas.



R:D)8 e 12

5)

as ligações representadas pelos algarismos são respectivamente:



R:B)dupla,simples,dupla

A revolução Francesa




1)Explique com suas palavras o que foi a revolucao Francesa,indicando qual foi o seu estopi m e que evento é considerado seu marco inicial.

R:Revolução Francesa:Luta do terceiro Estado francês contra as praticas do Antigo Regime.Estopim impasse gerado na reunião dos Estados Gerais,em que o Terceiro Estado queria substituir a votação por estado pela votação por cabeça.Marco inicial:Tomada da Batilha,em 1789.

2)Explique qual é a relacao existente entre as ideias iluministas e a Revolução Francesa.

R:O iluminismo criticava as praticas do Antigo Regime,denunciando a arbitrariedade do poder absolutistas e os privilégios do Primeiro e Segundo Estados.Na revolução Francesa,esssas ideias foram tomadas como base ideológica contra o Antigo Regime.

3)Indique quem eram os revolucionários franceses.Eles formavam um grupo homogeneo?
Justifique sua resposta em seu caderno.

R:Eram pessoas do Terceiro Estado,alta e baixa burguesia e camadas populares,que tinham ao seu lado alguns membros do Primeiro (baixo clero) e do Segundo (nobreza togada) Estados.
As  camadas populares queriam mudanças radicais;a burguesia pretendia eleminar os entraves ao seu fortalecimento economico e politico.

4)Descreva as principais medidas e caracteristicas do governo jacobino (1793-1794).

R:Em 1793 os jacobinos assumiram o poder e implantaram um governo de carater popular e radical,tomando tomandos medidas,como a criação de um novo calendario nacional,a instituição do ensino gratuito e obrigatorio, o congelamento dos preços dos produtos e dos salarios (Lei do preço Maximo)e a aboliçao do escravismo nas colonias francesas.

5)Cite e explique um semelhanca e uma diferenca entre o processo de emancipação do Haiti e a emancipação das 13 colonias inglesas na América do Norte.

R:Semelhança:as duas independencias foram influenciadas pela filosofia iluminista.
Diferenças:a independencia haitiana lutava contra o dominio de uma pequena elite branca,a americana lutava contra o jugo colonial inglês,sobretudo com aos impostos cobrados pela coroa.

 
| - | Bem Vindos, Brasil